Saúde Bucal Infantil

Nascimento dos Primeiros Dentinhos

10 Jan 2018

NASCIMENTO DOS PRIMEIROS DENTINHOS

 

A difícil fase do nascimento dos dentes de leite

Conheça os principais sintomas e opções de tratamento para os pequenos

O período do nascimento dos dentes de leite, que acontece normalmente entre os seis e 15 meses de vida das crianças, é uma fase complicada tanto para os bebês, quanto para os pais, já que os pequenos ficam irritadiços. Os sintomas associados ao surgimento da primeira dentição são assunto polêmico, já que cada criança apresenta um comportamento diferente, e dividem profissionais do meio médico e odontológico.

Grande parte dos profissionais de saúde que trata de crianças acredita que o nascimento dos dentes apresenta uma ampla variedade de sintomas, sendo a maioria deles relacionados a desconfortos, principalmente na boca. Para estes profissionais, a febre alta ou qualquer outro sinal não deve ser tratado somente como um indício de erupção dental, e deve-se realizar uma avaliação apropriada para descobrir outras possíveis causas. Entretanto, outra corrente médica acredita que existe uma relação evidente entre o nascimento dos dentes e os sintomas bucais e citam que, mesmo durante processos fisiológicos normais, tais como o parto, a menstruação e a digestão, o organismo pode ter o seu ritmo fisiológico alterado e, assim, manifestar o seu desequilíbrio.

Conheça as principais reações que a chegada dos dentes pode causar e as opções de tratamento para as crianças:

Sintomas Gerais

  •  Alterações gastrointestinais são comuns durante a fase, mas podem apresentar outras causas, como o ato de levar dedos e objetos contaminados com frequência à boca, em função do desconforto gengival. As mudanças alimentares, a influência hormonal ou a contaminação do leite não materno oferecido na época do desmame tem sido relatados como fatores causais.
  •  Febre pode ser verificada nos bebês na fase da erupção dental, porém, não se tem estudos consistentes relacionados.
  •  Em bebês com dentes irrompendo também foi observada a perda de apetite, que pode ser devido à irritação durante o aleitamento, natural ou não. À medida que a criança mama, a sucção comprime a gengiva, deixando-a inflamada e inchada, o que ocasiona dor.
  •  Aumento da secreção nasal, episódios de vômitos, tosse, infecções auditivas, dificuldade de movimentação, congestão, distúrbios para dormir, fezes líquidas, aumento no número de evacuações, redução de apetite por líquidos, tosse, vermelhidão em outras regiões que não a face, febre acima de 39ºC e vômito, também são relatados, porém em menor frequência.

Sintomas Bucais

  •  Inflamação na gengiva durante o nascimento dos dentes de leite pode tornar as crianças irritáveis e febris. Nos bebês, quando os primeiros dentes encontram-se próximos do momento de “rasgarem” a gengiva, áreas de inchaço podem ser observadas. Este é o sintoma bucal mais frequente durante o aparecimento da dentição. Sua duração varia entre dois e 10 dias, e depende de muitos fatores, como o padrão de higiene bucal e a saúde geral da criança.
  •  Os quatro dias antecedentes à erupção, o dia e os três seguintes são considerados o período dos sintomas da erupção dental, entre eles o aumento do hábito de morder, excesso de saliva, gengiva avermelhada, irritabilidade, vermelhidão facial, redução do apetite por alimentos sólidos e um leve aumento de temperatura.
  •  A salivação excessiva é observada durante o período que vai do sexto ao décimo quinto mês de vida, ou seja, quando ocorre o nascimento dos primeiros dentes. Isso ocorre, possivelmente, por conta de mudanças na qualidade da saliva, concomitantemente ao período de erupção, devido à maturação das glândulas salivares, o que aumenta a viscosidade e dificulta a deglutição.
  •  Muitos profissionais também consideram que as alterações na pele não ocorrem devido à erupção dos dentes, mas sim porque a derme dos bebês é muito delicada e sensível. O aumento da salivação, que escorre na face da criança, e a umidade constante favorecem o aparecimento de alterações cutâneas.
  • Uma pesquisa realizada com pais de bebês de seis a 24 meses mostrou que a irritabilidade foi o sintoma mais associado à erupção dental, seguido por febre, diarreia, infecção auditiva e vômito.

Opções de Tratamento

A erupção dos dentes de leite não é uma doença e seus sintomas podem ser tratados em casa, uma vez que com o tratamento correto, o alívio é imediato. Com o intuito de minimizar e eliminar possíveis desconfortos, os pais podem utilizar métodos simples em casos de dores suaves, como:

Oferecer aos pequenos bebidas e alimentos frios;

Usar colheres resfriadas durante as refeições;

Massagear a gengiva com objetos gelados. Escovas massageadoras e mordedores são benéficos, uma vez que promovem a atenuação da dor.

 

Uma boa dica é usar a Escova Dental Massageadora Bitufo Cocoricó, indicada a partir do segundo mês de vida do bebê. Ela evita a formação da placa bacteriana gengival e ajudar a aliviar o desconforto no nascimento dos primeiros dentes. Feita de silicone totalmente atóxico, pode ser lavada e esterilizada após cada uso. Sua textura ultra macia permite uma higiene delicada, possibilitando aos pais fazer a higiene da boca da criança com suavidade.

Além disso, os pais devem introduzir, desde a primeira infância, o hábito de escovar os dentes após cada refeição. A escova dental Bitufo 1º Dentinho, licenciada da marca Cocoricó, foi especialmente desenvolvida para a fase de nascimento da primeira dentição. Possui cabeça pequena e cerdas macias que limpam os dentes e massageiam a gengiva, sem feri-la. Seu cabo é longo e anatômico, projetado para as mãos do adulto, já que nesta fase os pais são responsáveis pela boa higiene bucal dos pequenos.

Nos casos em que a dor não é aliviada mediante a utilização dos métodos acima citados, os pediatras ou odontopediatras podem receitar medicamentos analgésicos e antitérmicos, além de pomadas com componentes analgésicos e anestésicos para uso tópico. Ainda, o médico deve ser consultado sempre que os pais observarem exacerbação de qualquer dos sinais e sintomas do nascimento dos dentes de leite.